juliana-amaral-ac%cc%a7oite_foto-marcelo-dacosta_14edit

Eu sou Juliana Amaral, cantora, compositora, escritora e atriz. Canto há 23 anos. E já cantei de tudo. Forró e gafieira pra dançar, casamento e missa de sétimo dia, festa de formatura de pré-escola, roda de samba, concerto com orquestra, show só meu, show dos outros, show com e sem silêncio, show de rir e de chorar. Cantei ao lado de músicos e artistas que admiro, cuja presença me enobrece. Fiz três discos lindos, de que me orgulho muito, de coloridos tão intensos quanto variados. Tudo sempre às custas de suor e afeto, e por isso mesmo, tudo real e inteiro.

Em julho de 2013 eu fiz um espetáculo com o João Paulo Amaral, que é meu irmão, em Mogi das Cruzes, cidade da nossa infância. E sobre esse show, eu escrevi: "dessa rosa vai brotar um novo açoite". Eu andava mergulhada no mínimo e no silêncio, em busca da leveza das palavras limpas, mas naquela noite meu coração rebentou. Talvez tenha sido a viola caipira, esse instrumento encarnado que teima em arder. Talvez porque naquele palco, súbita e assustadoramente, eu tenha revisitado o lugar de onde eu vim e as alegrias desimportantes que me forjaram. Ou talvez o barulho rude de um mundo cada vez mais sombrio. Sei-não-sei. O caso é que ali eu tive certeza de que era hora de sangrar.

Penso que em tempos de violência, qualquer apatia seja negligente. E meu condão-condenação é decantar as agruras com palavra, silêncio e gesto, e tentar transmutar a ferida em flor.

Do canto mais quente e dolorido do meu peito vermelho, com propositivo desconforto, nasce o AÇOITE. E ele tem esse nome porque o mundo não está fácil. E é preciso falar sobre ele, sobre nossas dores, escancarar o peito, rasgar a pele, mostrar as feridas, pra tentar transformar toda essa violência em alguma beleza.

Não gestei sozinha, mas na companhia valente de amores e amigos, a família que a gente constrói. E ele vem ao mundo com viço e formosura, de mãos dadas às 392 pessoas que generosamente depositaram nele, em nós, sua confiança e seu afeto.

A cada um que abraça este disco, meu profundo e emocionado agradecimento. Vamos juntos.

Juliana Amaral

circus2

Compre

IT2 spotify deezer YT

Ouça e baixe nas plataformas digitais

FB IG

Siga nas redes